terça-feira, 19 de setembro de 2017

dúvidas citar internet

Dentro do universo acadêmico, há uma relação complexa com documentos apresentados na internet.
Uma das dúvidas é a validação das fontes. Ou seja, aquilo que está postado em sites, blogs, etc, como podemos validar essas referências.
Para tanto, o melhor mecanismo é de uma triagem. Ou seja, filtrar, selecionar, distinguir o que e o que não é confiável.
Como se faz essa triagem? Antes de tudo, é preciso ver a origem do site, blog, etc.  Se o site em questão é de uma associação, de uma instituição, de um grupo de pesquisa, aqui temos uma tendência maior a uma validação positiva.
Em outras palavras, temos uma oposição inicial em iniciativas coletivas/institucionais e iniciativas individuais. As iniciativas coletivas/institucionais partem de filtros internos, de integrantes de uma corporação, de membros de um grupo de pesquisa, de especialistas. Aqui se fortalece os laços interindividuais, os vínculos entre temas e pesquisadores.
O segundo filtro está oposição entre tipos de indivíduos propositores do blog/site-  se quem é responsável pelo blog/site é alguém vinculado a alguma instituição ou grupo de pesquisa ou se é alguém não vinculado. Ou seja, temos indivíduos que apresentam textos e vídeos por si só, mas aquilo que apresentam possui ou não um lastro, uma formação.
O terceiro filtro se relaciona com o anonimato ou com a falta de referências para as informações citadas. Este é um terreno fluído. Quem conhece a área sabe de onde vem o que está sendo disponibilizado.

A partir disso, vemos que:
a- o conhecimento acadêmico é processual e formalizado. Passa por cadeias de legitimação, por filtros, por vínculos entre pesquisadores.
b- o avanço de mídias digitais não cancela este modo de produção de conhecimento.

Diante disso

1- o nome citado é o do autor. se não houver autor, coloca-se sem autor (S/A)
2- sobre notícias, depende da pesquisa. se o foco é informação, então usar uma fonte confiável.


Nas referências videográficas coloca-se o nome do responsável pelo vídeo. No caso do YouTube esse nome é de quem originalmente fez o vídeo, ou o nome de quem postou este vídeo no YouTube??

Notícias online entram em nosso levantamento?

Notícias antigas da internet também entram no nosso levantamento de referências? A internet é um mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Auto avaliação - Felipe Laya

1 - O que aprendi neste semestre? Aprendi várias coisas neste semetre, como, novas técnicas de pesquisa, como fazer um trabalho acadêmico, ...