domingo, 13 de agosto de 2017

Auto apresentação - Amanda Borges

Amanda Paula Silva e Borges
170136159

Fale um pouco sobre sua experiência em teatro até aqui, se participou de montagens, cursos, papéis, workshops. O que você aprendeu nestas participações, o que despertou em você.

Comecei a fazer teatro quando entrei no ensino médio, em 2012, em um grupo da escola em que estudava. A professora/diretora se chamava Simone Marcelo que foi quem me "apresentou" o teatro. Nós apresentamos 6 espetáculos ao todo durante os 3 anos que passei por lá. Era um processo totalmente colaborativo no qual os alunos tinham a oportunidade de desenvolver dramaturgia, indumentária, cenografia, o que colaborou demais no meu processo pessoal naquela fase. Nessa época eu me apaixonei por essa arte.
Formando na escola, fui para o curso de psicologia e acabei me afastando do teatro, porém isso é outra história. Logo mais, entrei no curso da Cia da Ilusão, onde só permaneci 2 semestres, pois sentia que me faltava algo.
Sendo assim, entrei para a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, e costumo dizer que foi lá que "virei gente". Foi um novo capítulo no teatro e na vida. Uma montagem que me marcou muito foi "A Serpente" de Nelson Rodrigues, apresentada no fim do semestre passado, na qual dividi o papel da Lígia com algumas colegas. Foi certamente o maior projeto que já realizei e o mais rico em termos de processo e aprendizado. Quebrei barreiras internas, troquei experiência com pessoas incríveis. Lá também passei 1 ano.

1- Liste as peças teatrais que você já leu. Autores e nome das obras.

De cabeça, lembro dessas:
A cantora careca - Ionesco
A casa de Bernarda Alba - Frederico Garcia Lorca
Yerma - Frederico Garcia Lorca
Bodas de sangue - Frederico Garcia Lorca
Casa de bonecas - Ibsen
Ópera do malandro - Chico Buarque
O casamento do pequeno burguês - Bertolt Brecht
Aquele que diz sim, aquele que diz não - Bertolt Brecht
As bacantes - Eurípedes
Um bonde chamado desejo - Tenesse Williams
A megera domada - Shakespeare
Toda nudez será castigada - Nelson Rodrigues
A Serpente - Nelson Rodrigues
A mais forte - Strindberg
Psicose 4:48 - Sarah Kane
Agreste (malva rosa) - Newton Moreno
Uma e outra - James Fensterseifer

2- Escolha uma ou duas obras e apresente o que mais chamou atenção do texto que você leu.

Bom, como sou indecisa, vou falar da primeira peça que li, que foi "A cantora careca". Foi uma peça que só compreendi anos depois, mas me marcou porque me despertou a curiosidade sobre o teatro, já que logo de início tive contato com uma obra do teatro do Absurdo. Na época, os diálogos sem sentido, a comicidade diferente do que eu já havia visto sendo trazido para os palcos me fez abrir os olhos para as diferentes formas de se fazer teatro.

3 - Liste textos (livros, artigos) que você leu que falam de teatro.
De cabeça, lembro desses:
Cena em sala (volumes 1, 2 e 3) - Luciano de Paula
A preparação do ator - Constantin Stanislavski
A construção da personagem - Constantin Stanislavski
O papel do corpo no corpo do ator - Sonia Machado de Azevedo
A arte secreta do ator (trechos) - Eugenio Barba
O teatro explicado aos meus filhos - Bárbara Eliodora
Iniciação ao teatro - Sábato Magaldi
Mediação artística, uma tessitura em processo - Maria Lúcia Pupo
Mediação teatral - Flávio Desgranges
Pedagogia do teatro - Flávio Desgranges

4- Escolha uma ou duas obras e comente o que você achou de mais relevante no que você leu.

Bom, vou falar de "A preparação do ator" que foi o livro que mais li na vida (sério, eu devo ter lido umas 3 vezes hahah). É um livro essencial quando se fala de interpretação e que consta no currículo da maioria dos cursos e faculdades de teatro. Foi o primeiro contato que tive com um livro "profissional" (que não fosse de ensino médio).
A estrutura dele se parece com a de um livro literário e Stanislavski demonstra vários aspectos de seu método por meio da narração de uma história. A narrativa se passa no Teatro de Arte de Moscou e é contada pela perspectiva de um aluno, inspirado em Stanislavski numa fase mais nova de sua vida e envolve seu dia a dia com os outros colegas e seu diretor, Tortsov, inspirado em Stanislavki mais velho.
5- Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender?


Nessa disciplina, eu espero ampliar o meu olhar para obras teatrais, adquirindo maior "musculatura", metaforicamente falando, para analisá-las. Pretendo desenvolver melhor a leitura de um modo geral e habilidade de interpretação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Auto avaliação - Felipe Laya

1 - O que aprendi neste semestre? Aprendi várias coisas neste semetre, como, novas técnicas de pesquisa, como fazer um trabalho acadêmico, ...