sábado, 12 de agosto de 2017

Auto-apresentação - Felipe Laya

Felipe Alessandro Laya Zordan
170141624

Questões

0- Fale um pouco sobre sua experiência em teatro até aqui, se participou de montagens, cursos, papéis, workshops. O que você aprendeu nestas participações, o que despertou em você.

Lembro que com 5 anos respondi ao meu primo que queria ser ator, quando questionado sobre aquela famosa frase "o que você quer ser quando crescer?", que nada mais serve para frustrar e confundir ainda mais qualquer um. Entretanto, minha experiência com o teatro começou no colégio, no 9º ano interpretei João Grilo em "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, e para minha surpresa houve uma ótima repercussão, com vários professores e amigos elogiando a minha atuação e a apresentação como um todo. A partir daí me empolguei bastante e participei de todas as peças possíveis, tendo alguns papéis, entre eles, Hemom, em "Antígona"; Porfírio, em uma adaptação da obra "O Alienísta"; e Francisco em uma adaptação da obra "Vidas Secas", além de ter sido responsável pela propaganda e marketing da peça sobre o conto O Alienísta. Durante minha vida, toda vez que eu falava a palavra teatro, minha mãe dizia em seguida "hobby", e logo depois "concurso" e acho que eu acabei me acostumando com essa ideia e acabei criando uma confusão imensa dentro de mim. Tanto é que "queria" fazer direito, depois pensei em fazer Relações Internacionais, entrei para Engenharia, não gostei e desisti de tentar viver aquela vida que não era a minha. Então no primeiro semestre de 2017 fiz a prova de Habilidade Específica, apresentando um monólogo de "Eles Não Usam Black Tie" e outro de "O Auto da Compadecida". Por fim, passei na prova, passei no vestibular e agora estou vivendo o que realmente é o que desejo pra minha vida. Nesse processo todo de busca por tentar entender quem eu sou e tentar defender quem eu sou, descobri que falta muito para eu conseguir definir quem sou eu, e espero que a minha convivência diária com a arte me ajude nesse processo.

1- Liste as peças teatrais que você já leu. Autores e nome das obras.

O Auto da Compadecida - Ariano Suassuna
Antígona - Sófocles
Casa de Bonecas - Enrik Ibsen
Liberdade, Liberdade - Millôr Fernandes e Flávio Rangel
Eles Não Usam Black-tie - Gianfrancesco Guarnieri
Spring Aweakening - Frank Wedekind

2- Escolha uma ou duas obras e apresente o que mais chamou atenção do texto que você leu.

Em "O Auto da Compadecida" é extremamente interessante a argumentação que Nossa Senhora utiliza para conseguir livrar João Grilo, e todos os outros personagens que morreram, do sofrimento. Mesmo que eles haviam cometido vários pecados Nossa Senhora consegue convencer Manuel a não os mandar para o inferno.

3- Liste textos(livros, artigos) que você leu que falam de teatro.

Cena Em Sala Volumes 1, 2 e 3 - Luciano de Paula
Além desses, li apenas trechos de livros e artigos para a montagem de personagens e de peças.

4- Escolha uma ou duas obras e comente o que você achou de mais relevante no que você leu.

Em "Eles Não Usam Black-tie" é relevante o fato de que por interesses pessoais uma pessoa se coloca contra as atitudes do grupo o qual ela convive diariamente. Criando uma aparência covarde para algumas pessoas e uma corajosa para outras.

5- Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender?

Espero ter um maior conhecimento sobre as poéticas teatrais e ter um maior entendimento sobre elas, além de conseguir interpretá-las com maior facilidade, e não só entender o que está escrito, mas também o que não está, o que está escondido e o que está subentendido também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Auto avaliação - Felipe Laya

1 - O que aprendi neste semestre? Aprendi várias coisas neste semetre, como, novas técnicas de pesquisa, como fazer um trabalho acadêmico, ...