Matrícula: 170114112
Questões
0- Fale um pouco sobre sua experiência em teatro até aqui, se participou de montagens, cursos, papéis e workshops. O que você aprendeu nessas participações, o que despertou em você?
Minha experiência com teatro teve início no segundo semestre de 2012, quando ingressei no curso de teatro da Companhia da Ilusão, companhia que me encontro até o momento atual. Meus maiores aprendizados foram em relação à disciplina vinculada ao teatro e à todas as pesquisas feitas no processo da montagem de uma peça, essenciais ao crescimento do personagem.
Em ordem de papéis e peças que representei, Florindo, em Arlequim Servidor de dois amos, de Carlo Goldoni; Romeu, em uma adaptação livre de Romeu e Julieta; papéis variados, em particular Marco Antônio, em Liberdade Liberdade, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel; Demétrius em Sonhos de uma Noite de Verão; diversos papéis em A Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Souza; o Juiz de paz, em Juiz de Paz da Roça, de Martins Pena; Macbeth e uma bruxa, em uma adaptação livre de Macbeth; Jean, em O Rinoceronte, de Eugène Ionesco; Hamlet, em um exercício solo do solilóquio de Hamlet; Leonardo, em Bodas de Sangue, de Federico García Lorca.
Fiz uma participação especial como filho de Medéia em uma montagem de Medéia. Em 2013, participei de um workshop de Clown ministrado pela Companhia da Ilusão. Em 1/2016, fiz minha prova de Habilidade Específica, apresentando como monólogos uma parte de O Santo Inquérito e o monólogo da Marquesa de Merteuil, da adaptação cinematográfica de Ligações Perigosas.
Em 1/2017, fui assistente de direção em uma montagem de Hamlet feita com crianças e adolescentes. Meu contato com teatro dentro da experiência escolar foi marcado pelo estudo raso das vertentes do teatro, incluindo a análise de algumas peças vinculadas ao PAS.
1- Liste as peças teatrais que você já leu. Autores e nome das obras.
Arlequim servidor de dois amos, Carlo Goldoni;
Liberdade Liberdade, Millôr Fernandes e Flávio Rangel;
Sonhos de uma noite de verão, William Shakespeare;
Romeu e Julieta, William Shakespeare;
Hamlet, William Shakespeare;
Macbeth, William Shakespeare;
A Megera Domada, William Shakespeare;
Júlio César, William Shakespeare;
Antônio e Cleópatra, William Shakespeare;
O Santo Inquérito, Dias Gomes;
O Bonde Chamado Desejo, Tennessee Williams;
Gata em Teto de Zinco Quente, Tennessee Williams;
Antígona, Sófocles;
Medéia, Eurípedes;
A Aurora da Minha Vida, Naum Alves de Souza;
O Juiz de Paz da Roça, Martins Pena;
O Rinoceronte, Eugène Ionesco;
Bodas de Sangue, Federico García Lorca;
Vestido de Noiva, Nelson Rodrigues;
Casa de Bonecas, Henrik Ibsen.
2- Escolha uma ou duas obras e apresente o que mais chamou a atenção do texto que você leu.
Na obra O Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams, a maneira como o autor retrata tanto a decadência moral de Blanche DuBois, quanto o relacionamento abusivo de Stella e Stanley Kowalski me interessou profundamente. Os modos quase animalescos de Stanley é outro ponto que me capturou a atenção. O personagem Kowalski exala uma masculinidade que parece atrair todo um núcleo. Esta, faz inclusive com que Stella volte para seu marido, após sofrer diversos abusos físicos e psicológicos. A sociedade retratada por Tennessee, assim como outros retratos de decadência social na literatura, como em O Grande Gatsby, é um tópico de muito interesse particular.
3- Liste textos (livros, artigos) que você leu que falam de teatro.
Creio que este tópico é o mais defasado. Sempre leio vários artigos na pesquisa do processo de criação de meus personagens, mas não consigo listá-los. Em relação à livros, tenho a leitura dos livros didáticos de Artes Cênicas de minha escola e Teatro do Oprimido, de Augusto Boal.
4- Escolha uma ou duas obras e comente o que você achou de mais relevante no que você leu.
Em O Rinoceronte, a crítica sobre o comportamento da sociedade em relação ao surgimento de novas ideologias, aqui retratada como uma espécie de virose, para mim é especialmente relevante em diversos momentos da história.
Em A Aurora da Minha Vida, a possibilidade de acompanhar o crescimento e desenvolvimento de crianças com diferentes meios familiares é relevante como um meio de análise social. Principalmente, como o ambiente restritivo de uma sala de aula pública durante o período da ditadura militar influenciou a personalidade e os conflitos de cada um dos estudantes.
5- Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender?
Com essa disciplina, espero aprender mais sobre como analisar de forma correta e proveitosa as obras teatrais, além de ter um entendimento maior da história do teatro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário