Auto-apresentação
Nome: Samuel Mairon Barros Soares
Matrícula: 17/0155986
Questões
0- Fale um pouco sobre sua experiência em teatro até aqui, se participou de montagens, cursos, papéis, workshops. O que você aprendeu nestas participações, o que despertou em você.
Após me interessar pela interpretação devido à apresentação de um trabalho escolar (Representação de “A gaivota” para estudos sobre o realismo) comecei a me envolver com o teatro em 2013 por meio de oficinas ministradas em minha escola, ficando lá por um ano até iniciar o ensino médio em 2014 e parar de frequentar as aulas para iniciar um cursinho pré-vestibular. Em 2015, tive curiosidade pelo curso de Artes Cênicas, me inscrevi na prova de habilidades específicas da UnB, mas reprovei por não ter me preparado adequadamente. Em 2016 fiz aulas de teatro na Companhia da Ilusão para conhecer melhor o meio cênico e me aperfeiçoar para a prova, à qual fui aprovado na segunda tentativa em 1/2016 por ter um processo de criação mais elaborado e abordagem de temas que faziam mais sentido com aquilo que acreditava e defendia. Como encerramento do módulo básico, participei da montagem de “Nas terras de Urubatã e Jurema”, uma livre adaptação de “Sonhos de uma noite de verão” que acontece na floresta amazônica tendo os personagens europeus substituídos por outros do folclore brasileiro. Apresentei no papel de Piripari, uma versão brasileira de Puck ao lado de colegas que até hoje me acompanham e também estudam no departamento de Artes Cênicas(CEN).
No segundo semestre de 2016, por motivos financeiros, tive que sair da companhia da ilusão mas me mantive conectado a oficinas por meio dos cursos livres (CL’s) ofertados pela universidade e ministrados por dois alunos do CEN com participações pontuais da professora Felícia. Ao fim do curso apresentamos uma sequência de exercícios-cena inspirados no cenário político do período, marcado pelo início do desmonte da educação e do congelamento de investimentos pela PEC 55 por 20 anos. Na época a Universidade estava ocupada e a atmosfera de discussão e produção dentro e fora da instituição me levou a me interessar bastante por formas políticas de manifestação cênica indo em direção à performance e formando um ato performático com colegas do CL no festival de música da minha escola abordando a diferença social entre alunos de colégios públicos e privados, o impacto do debate não foi dos maiores por ser silenciado pela direção, mas deixamos uma marca na escola e ficou claro a minha simpatia pela arte política. Logo em seguida fui aprovado para o curso de Artes Cênicas mas fiquei inseguro se realmente deveria prosseguir e por meio do Enem e fui aprovado em Medicina Veterinária ainda na UnB, iniciando o curso.
Por mais que não estivesse fazendo artes cênicas, não me afastei do teatro nem da expressão artística e política, pois continuei participando de oficinas, principalmente das ministradas pelo centro de convivência negra (quilombo) e tive maior acesso a produções de cunho sócioracial que não eram apresentadas ao público com exceções de algumas performances na semana de visibilidade negra, as demais produções eram executadas em sala de aula, tive também um breve contato com o teatro físico. Passei um semestre na Veterinária e tive um bom rendimento acadêmico, mas me incomodava com a forma como o curso me distanciava da percepção da realidade nacional e mundial, retornando agora ao curso de Artes Cênicas.
Não tive uma longa jornada, mas acredito que todos os poucos momentos nos quais me relacionei com as artes e, sobretudo, com o teatro foram de extrema importância para a construção de quem sou atualmente e no início do meu caminho ideológico que, acredito eu, ainda está em formação e me faz sentir uma vontade de produzir mais e pensar mais, tendo em vista o minha relação de autoconhecimento para com a arte.
1- Liste as peças teatrais que você já leu. Autores e nome das obras.
Édipo Rei - Sófocles
Antígona - Sófocles
Calabar - Chico Buarque
Lisbela e o Prisioneiro - Osman Lins
O santo inquérito - Dias Gomes
A megera domada - William Shakespeare
Toda forma de nudez será castigada - Nelson Rodrigues
Liberdade Liberdade - Millôr Fernandes e Flávio Rangel
Casa de bonecas - Henrik Ibsen
O rei da vela - Oswald de Andrade
Sonhos de Uma noite de verão- William shakespeare
2- Escolha uma ou duas obras e apresente o que mais chamou atenção do texto que você leu.
“O santo inquérito” e “Calabar” me chamaram muito a atenção para a forma como conceitos como certo e errado são relativos e facilmente impostos por estruturas sociais e instituições tais como a moral e Igreja Católica. Lembro-me de ficar impressionado com os argumentos usados contra a personagem principal da primeira como o fato de uma mulher saber ler com certeza seria uma obra de bruxaria. Embora “Liberdade Liberdade” de certa forma também apresente essas características, visualizar mentalmente as outras duas citadas me prendia muito mais a atenção que seu enredo. Mas também me identifiquei muito com questões levantadas nela.
3- Liste textos(livros, artigos) que você leu que falam de teatro.
Não li praticamente nenhum texto propriamente dito de teatro. Minhas leituras se limitavam aos livros de artes cênicas da minha escola, que dividia as três artes(Música, Cênicas e Visuais) e possuía livros didáticos específicos de cada uma, e aos textos que vinham junto às versões impressas das peças e serviam como uma introdução. Dependendo da peça eu lia algumas pequenas publicações em blogs específicos sobre assuntos que me interessavam sobre a obra.
4- Escolha uma ou duas obras e comente o que você acho de mais relevante no que você leu.
Li “Antígona” em 2014 o início do meu ensino médio e me impactou muito a problematização de questões como autoridades abusivas que ferem seus valores pessoais e a criação forçada de um “inimigo comum”, que pra mim eram vistas como males necessários à ordem social.
“Calabar” foi muito interessante pela forma como momentos históricos podem ser retomados para discutir o presente e como o posicionamento ideológico do dramaturgo fica também implícito nos textos para tentar driblar a censura.
5- Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender?
Espero entender melhor processo de entendimento de uma peça para interpretação da mesma e história do teatro relacionado com autores e peças importantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário