Nome: Mariana Rodrigues de Sá
Matrícula: 17/0151425
Matrícula: 17/0151425
0- Fale um pouco sobre sua experiência em teatro até aqui, se participou
de montagens, cursos, papéis, workshops. O que você aprendeu nestas
participações, o que despertou em você.
Minha experiência com teatro é muito pequena. Participei de algumas
peças na escola, mas de maneira bem amadora. Na Universidade de Brasília, tive
contato com o teatro no disciplina “Literatura Brasileira – Teatro”, ministrada
pelo professor André Luis Gomes, do curso de Letras Português (formei-me
naquele curso na UnB em 2013). Na referida disciplina, fizemos um estudo introdutório
do teatro brasileiro, em especial, os momentos decisivos, os quais foram
divididos em três peças fundamentais: Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri e Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues.
Além do breve panorama do teatro nacional, tomamos
conhecimento, por meio de textos teóricos, das principais escolas teatrais. Foram
abordados alguns dos principais nomes do teatro, como Constantin Stanislavski, Bertolt Brecht, Antonin Artaud e Augusto Boal.
Em
Literatura Brasileira – Teatro, também realizamos leituras de dramáticas de
vários textos de autores variados e fundamentais para o teatro, como Nelson
Roseigues, Augusto Boal, Bertolt Brecht, Naum Alves de Souza,
Arthur Mille, Gianfrancesco Guarnieri e
Ariano Suassuna.
A partir daquela
disciplina, me interessei mais por teatro e passei a frequentar espetáculos
teatrais tanto de grupos de Brasília como de companhias vindas de outros
estados. Também despertei interesse pela pesquisa, fui convidada pelo professor
para participar de um programa de iniciação científica, cujo tema seria “O
Dramaturgo como pensador da Cultura Brasileira”. Na pesquisa, utilizaríamos como
base o livro O Dramaturgo como Pensador: Um Estudo da Dramaturgia Moderna, de Eric Bentley. Na
minha pesquisa, propus estudar o teatro experimental do negro, concebido por
Abdias no Nascimento. Porém, não pude iniciar o projeto, devido a problemas
burocráticos junto à Reitoria.
1- Liste as peças teatrais que você já leu. Autores e nome das obras.
No Natal a Gente Vem Te Buscar, de Naum
Alves de Souza
Aquele Ano as Marmitas, de - Naum Alves de Souza
Um Homem é Um Home, Bertolt Brecht
A Serpente, de Nelson Rodrigues
O Boca de Ouro, de Nelson
Rodrigues
Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues
Murro em Ponta de Faca, de Augusto Boal
Casa de Bonecas, Henrik Ibsen
Um Inimigo do Povo, Henrik Ibsen
A
Morte do Caixeiro Viajante, de Arthur Mille
A Revolta da
Chibata, Grupo união e olho vivo
Eles Não Usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri
A Megera Domada, de William Shakespeare
O Santo Inquérito, Dias Gomes
A paz perpétua, Juan Mayorga
Namíbia, não!, de Aldri Anunciação
Agreste, de Newton
Moreno
Édipo Rei, de Sófocles
Antígona, de Sófocles
Fausto, de Johann Wolfgang von Goethe
A Farsa da Boa Preguiça, de Ariano Suassuna
2- Escolha uma ou duas obras e apresente o que mais chamou atenção do texto que você leu.
2- Escolha uma ou duas obras e apresente o que mais chamou atenção do texto que você leu.
A peça Eles não usam black-tie
me chamou atenção quando a li, porque no texto encontramos diferenças de
geração no conflito entre o pai e filho e a tensa luta de classes entre
trabalhador e patrão. A peça aborda situações modo realista, condizentes com a realidade
do Brasil. É uma peça escrita no final da década de 50, numa época em que o país
estava em uma efervescência política e cultural.
3- Liste textos (livros, artigos) que você leu que falam de teatro.
A Estética do Oprimido, de Augusto Boal
Teatro - Conceito
& Ciência, de Hemetério Segundo
Iniciação ao Teatro, de Sábato Magaldi
O processo
colaborativo no Teatro da Vertigem, Antonio Araújo
4- Escolha uma ou duas obras e comente o que você achou de mais relevante no que você leu.
Para a prova de habilidades específicas, que fiz no 1º/2016, tive a
oportunidade de ler O Santo Inquérito,
de Dias Gomes. Apreciei muito o texto, pois pude pensar sobre algumas questões
atuais, como a situação da mulher na sociedade patriarcal e a influência de alguns líderes religiosos, cujas posturas histriônicas
mascaram um discurso vazio de virtudes e cheio de interesses nada divinos.
5- Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender?
Espero que a disciplina me ajude a aprofundar o meu conhecimento e,
sobretudo, que ela amplie minha capacidade de compreensão das entrelinhas, das
metáforas, dos silêncios e das contradições presentes em um texto teatral.
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