quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Auto-apresentação de Mariana Rodrigues de Sá



Nome: Mariana Rodrigues de Sá
Matrícula: 17/0151425

0- Fale um pouco sobre sua experiência em teatro até aqui, se participou de montagens, cursos, papéis, workshops. O que você aprendeu nestas participações, o que despertou em você.

Minha experiência com teatro é muito pequena. Participei de algumas peças na escola, mas de maneira bem amadora. Na Universidade de Brasília, tive contato com o teatro no disciplina “Literatura Brasileira – Teatro”, ministrada pelo professor André Luis Gomes, do curso de Letras Português (formei-me naquele curso na UnB em 2013). Na referida disciplina, fizemos um estudo introdutório do teatro brasileiro, em especial, os momentos decisivos, os quais foram divididos em três peças fundamentais: Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri e Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues. 

Além do breve panorama do teatro nacional, tomamos conhecimento, por meio de textos teóricos, das principais escolas teatrais. Foram abordados alguns dos principais nomes do teatro, como Constantin Stanislavski, Bertolt Brecht, Antonin Artaud e Augusto Boal. 

Em Literatura Brasileira – Teatro, também realizamos leituras de dramáticas de vários textos de autores variados e fundamentais para o teatro, como Nelson Roseigues, Augusto Boal, Bertolt Brecht, Naum Alves de Souza, Arthur Mille, Gianfrancesco Guarnieri e Ariano Suassuna.

A partir daquela disciplina, me interessei mais por teatro e passei a frequentar espetáculos teatrais tanto de grupos de Brasília como de companhias vindas de outros estados. Também despertei interesse pela pesquisa, fui convidada pelo professor para participar de um programa de iniciação científica, cujo tema seria “O Dramaturgo como pensador da Cultura Brasileira”. Na pesquisa, utilizaríamos como base o livro O Dramaturgo como Pensador: Um Estudo da Dramaturgia Moderna, de Eric Bentley. Na minha pesquisa, propus estudar o teatro experimental do negro, concebido por Abdias no Nascimento. Porém, não pude iniciar o projeto, devido a problemas burocráticos junto à Reitoria.


1- Liste as peças teatrais que você já leu. Autores e nome das obras.

No Natal a Gente Vem Te Buscar, de Naum Alves de Souza

Aquele Ano as Marmitas, de - Naum Alves de Souza

Um Homem é Um Home, Bertolt Brecht

A Serpente, de Nelson Rodrigues

O Boca de Ouro, de  Nelson Rodrigues

Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues

Murro em Ponta de Faca, de Augusto Boal

Casa de Bonecas, Henrik Ibsen

Um Inimigo do Povo, Henrik Ibsen

A Morte do Caixeiro Viajante, de Arthur Mille

A Revolta da Chibata, Grupo união e olho vivo

Eles Não Usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri

A Megera Domada, de William Shakespeare

O Santo Inquérito,  Dias Gomes

A paz perpétua, Juan Mayorga

Namíbia, não!, de Aldri Anunciação

Agreste, de Newton Moreno

Édipo Rei, de Sófocles

Antígona, de Sófocles

Fausto, de Johann Wolfgang von Goethe

A Farsa da Boa Preguiça, de Ariano Suassuna


2- Escolha uma ou duas obras e apresente o que mais chamou atenção do texto que você leu.

A peça Eles não usam black-tie me chamou atenção quando a li, porque no texto encontramos diferenças de geração no conflito entre o pai e filho e a tensa luta de classes entre trabalhador e patrão. A peça aborda situações modo realista, condizentes com a realidade do Brasil. É uma peça escrita no final da década de 50, numa época em que o país estava em uma efervescência política e cultural.


3- Liste textos (livros, artigos) que você leu que falam de teatro.

A Estética do Oprimido, de Augusto Boal

Teatro - Conceito & Ciência, de Hemetério Segundo 

Iniciação ao Teatro, de Sábato Magaldi

O processo colaborativo no Teatro da Vertigem, Antonio Araújo


4- Escolha uma ou duas obras e comente o que você achou de mais relevante no que você leu.

Para a prova de habilidades específicas, que fiz no 1º/2016, tive a oportunidade de ler O Santo Inquérito, de Dias Gomes. Apreciei muito o texto, pois pude pensar sobre algumas questões atuais, como a situação da mulher na sociedade patriarcal e a influência de  alguns líderes religiosos, cujas posturas histriônicas mascaram um discurso vazio de virtudes e cheio de interesses nada divinos.


5- Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender?

Espero que a disciplina me ajude a aprofundar o meu conhecimento e, sobretudo, que ela amplie minha capacidade de compreensão das entrelinhas, das metáforas, dos silêncios e das contradições presentes em um texto teatral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Auto avaliação - Felipe Laya

1 - O que aprendi neste semestre? Aprendi várias coisas neste semetre, como, novas técnicas de pesquisa, como fazer um trabalho acadêmico, ...