sábado, 12 de agosto de 2017



Nome: Heliel Damascena da Silva Sena

Matrícula:170012140


Questões:
0- Fale um pouco sobre sua experiência em teatro até aqui, se participou de montagens, cursos, papéis, workshops. O que você aprendeu nestas participações, o que despertou em você?

Minha experiência com dramatizações principia com montagens escolares, exercícios para solenidades organizadas em datas comemorativas, escrevi algumas peças desde então. Ademais, a complacente e inerme função de espectador me fez frequentador assíduo do teatro sesc local (Teatro Sesc Paulo Gracindo-Gama). Me identifico desde a mais tenra idade como entusiasta inveterado do teatro de formas animadas, na esteira de minhas predileções, me envolvi em diversas oficinas (confecção de bonecos, em particular).
Como estudante de Teoria, crítica e história da arte, me defronto com a prescrição metodológica da apatia, isto é, para compreender a linguagem visual do ponto de vista acadêmico, sou exortado a emprestar uma visão mais detida à obra, e não à impressões pessoais de quem as cria, as poéticas divorciam-se da vida, um convite à anátema da arte da encarnação, leia-se, do teatro. Eis o principal e mais premente motivo que me induz a perscrutar o teatro a partir de confrontação de diversas poéticas. 

1- Liste as peças teatrais que você já leu. Autores e nome das obras.

Ubu Rei- Alfred Jarry ( e suas variações, ubu cornudo e acorrentado)
A Cantora Careca- Eugène Ionesco
Para acabar com o julgamento de deus- Antonin Artaud (roteiro e registro radiofônico)
O Rei da vela- Oswald de Andrade
Hamlet- Shakespeare
Macbeth- Shakespeare 
Piquenique no Front- Arrabal
O mendigo ou o cão morto- Brecht

2- Escolha uma ou duas obras e apresente o que mais chamou atenção do texto que você leu.

Ubu rei: Por se tratar de um texto pueril de humor abrasivo, essencialmente sardônico, traz à baila o potencial da insatisfação estudantil ante as arbitrariedades de professores despóticos, além de sintetizar toda uma tradição teatral (ubu rei alude à édipo rei, às tragédias de vingança shakespearianas e às operetas bufas) até germinarem no decadentismo simbolista, muito embora Jarry tenha sido tipificado como um autor apartado desta corrente. 

3- Liste textos(livros, artigos) que você leu que falam de teatro.
Artaud- Martin Esslin
A ideia de teatro- Ortega Y Gasset
Da inutilidade do teatro no teatro- Alfred Jarry

4- Escolha uma ou duas obras e comente o que você achou de mais relevante no que você leu.
Da inutilidade do teatro no teatro- Alfred Jarry: interpela os fundamentos do teatro realista/naturalista a fim de projetar os preceitos de um teatro imaginativo, descompromissado com a similitude mimética, das asseverações paradigmáticas de um teatro digerido até a indigestão, levando-o a implodir junto às suas inconsistências. 

5- Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender? 

Espero depurar as possibilidades de corporificação das poéticas do teatro para então traçar lineamentos correlativos com as artes visuais, para um projeto de pesquisa ainda embrionário. Além de acessar leituras que só me surgiriam eventualmente, mas que nesta disciplina estão implicadas de modo inextricável.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Auto avaliação - Felipe Laya

1 - O que aprendi neste semestre? Aprendi várias coisas neste semetre, como, novas técnicas de pesquisa, como fazer um trabalho acadêmico, ...