quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Auto avaliação - Felipe Laya

1 - O que aprendi neste semestre?
Aprendi várias coisas neste semetre, como, novas técnicas de pesquisa, como fazer um trabalho acadêmico, aprendi mais sobre o teatro grego, sobre a importância da rubrica nos textos teatrais, aprendi bastante com a análise dos textos teatrais que nós analisamos em sala de aula, como Os Persas, Mauser e duas peças de Sarah Kane.

2 - No que tive maiores dificuldades?
Acho que minha maior dificuldade foi na pesquisa para o meu subtema, pois por ser um subtema com poucas informações eu tive que ir procurando em tudo que eu podia e de toda forma que eu podia, até chegar ao ponto de ter que encher o saco dos meus veteranos para responderem algumas perguntas para mim.

3 - Como foi o trabalho com os colegas do grupo??
Foi ótimo! Desde o começo estávamos todos trabalhando juntos, sempre um dando opinião e sendo escutado pelos colegas, todos sempre com muito respeito um pelo outro. No final, com a separação dos subtemas nós nos separamos mais, algo que eu acho que seja normal, mas mesmo com essa separação o grupo nunca se desuniu. Tenho certeza que fiz amigos pra vida.

4 - O que eu poderia ter feito de diferente nessa matéria?
Poderia ter procrastinado menos, poderia ter ido mais a fundo na pesquisa dos materias de sala e fora de sala também, deveria ter organizado melhor o meu tempo, pois mesmo com os trabalhos de outras matérias e com todas as outras atividades fora da faculdade haveria tempo para tudo, e não precisaria ter me apressado para terminar várias coisas, como eu tive.

5 - {Espaço para você escrever o que você quiser, a partir de sua experiência nessa disciplina}
Acho que um ponto muito alto das aulas foram as análises às obras, juntamente com a leitura em sala, senti que era um momento em que todos estavam muito focados e bem interessados, acho que poderiamos ter feito mais isso.

Auto Avaliação- Paula Ketlen


1- O que aprendi neste semestre? 
Aprendi muito sobre o teatro grego e a relação entre dança e teatro, com o blog, aprendi não só a pesquisar e redijir trabalhos como também a criar uma rotina de pesquisa eficiente e interessante. 

2- No que tive maiores dificuldades?
Tive dificuldade em interpretação das leituras dos textos, principalmente os da Sarah Kane, mas espero que com mais prática de leitura teatral eu consiga sanar essa dificuldade. 

3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo? 
No começo foi meio turbulento, pois não estavamos introsados, mas com algumas conversas, conseguimos fazer com que a dinâmica do grupo melhorasse e fluisse de uma forma tranquila. 

4- O que eu poderia ter feito de diferente?
Poderia ter anotado mais, acabei prestando mais atenção nas falas do Marcos e esquecendo de manter minhas anotações atualizadas.

5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}
Esta disciplina foi importante para mim, pois me introduziu aos trabalhos e seminários que serão necessários ao decorrer do curso, também me apresentou o teatro grego de uma forma que eu nunca havia pensado, o que foi ainda melhor já que o Marcos, professor desta disciplina, trabalha com este tipo de teatro, e ainda, me sanou algumas de minhas duvidas sobre musicais e teatros musicados

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Autoavaliação

Aluno: Heliel Damascena da Silva Sena

Matrícula: 170012140

1-O que aprendi neste semestre? 
A metodologia nada paternalista do Professor Marcus Mota, não deverá ser confundia com inobservância, é a primeira lição, pois me auxiliou no sentido de buscar formas mais acuradas de pesquisa e de me aprofundar em meus campos de interesse. Assimilei muito no que concerne à intelecção do conteúdo que trabalhei em seminário. Aprendi técnicas de leitura dramática que até então prescindia. Me agradou compreender o instrumento do blog. Embora eu esperasse mais do conteúdo programático que consta na ementa.

2-No que tive maiores dificuldades?
Encontrei verdadeiros percalços em me relacionar com os demais alunos, pertenço a outro curso e este fator dificultou bastante tais contatos, minha introspecção também contribuiu para tanto. Tive dificuldade com o horário, o turno contrário ao qual estudo e as intercorrências com o horário, provocaram a seguinte situação: ou ia pela manhã ou à noite, pois o crédito passe-livre do cartão era insuficiente.

3-Como foi o trabalho com os colegas de grupo?
Me faltou entrosamento, me senti pouco à vontade em pedir responsabilidades uma vez que temia que não me votassem tanta confiança por não me conhecerem e por ter faltado por diversas vezes. No entanto foi bastante enriquecedor trabalhar com os integrantes do grupo.

4-O que eu poderia ter feito de diferente?
Ter apostado em assiduidade e ter sido menos taciturno, afinal esta é uma disciplina de artes cênicas, uma linguagem onde o pudor tem pouco terreno.

5-{Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}

Agradeço pela compreensão e pela oportunidade de ter cursado e ampliado minha experiência em pesquisa. Gostaria de escusar-me por ultrapassar o tempo regulamentar. Espero que  não seja tão rigidamente impreterível. Verdadeiramente grato. 

Autoavaliação Mariana Borges

1- O que aprendi neste semestre

Em retrospectiva, acredito que o que mais aprendi foi sobre a importância da "audiovisualidade" do movimento nas montagens teatrais, isto é, sobre a forma como o corpo e a movimentação ditam um ritmo que pode ser musicado ou não, bem como o modo como a imagem formada pode ser congruente ou dissonante desta musicalidade - resgatando a multi/interdisciplinaridade do ator-performer. Aprendi sobre como a dramaturgia e a forma de propor a instauração de experiências se modificou ao longo dos anos, assim como o próprio conceito de teatro - no sentido na maneira como se define no próprio fazer teatral ao longo do tempo: do teatro grego a meio caminho de duas vilas, ao teatro fechado e segregado, passando pelo teatro de rua - dentre tantos outros formatos que eu imagino existir - é interessante observar como esses diferentes "lugares" do teatro, também correspondem a e influenciam em seus "lugares" sociais e subjetivos.

Acredito também, que aprendi algo sobre os diferentes constituintes do fazer teatral, da pré-produção, passando pela dramaturgia, direção e atuação - e sua composição - até a recepção. Aprendi algumas relações entre elas.

Além disso estudamos alguns papéis/funções do teatro e a forma como se mesclam, se confundem, ou se separam ao longo da história: como o diretor que é dramaturgo (ou não), o ator que é músico (ou não), etc.

2- No que tive maiores dificuldades?

Tive dificuldades de acompanhar a disciplina como um todo. Eu não sentia que havia uma lógica no cronograma e me senti muito perdida nas aulas quanto ao caminho que estávamos seguindo.
Senti muita falta, mesmo, de um cronograma pré-determinado das aulas com textos também pré-determinados que nos ajudassem a acompanhar o conteúdo. Acredito que um cronograma mais definido nos ajudaria a saber para onde estávamos indo e permitiria acompanhar melhor as atividades, tendo mais compromisso com as mesmas.

3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo?
Foi tranquilo, não acho que houve sobrecarga de um membro ou outro, dialogávamos sempre que necessário e cada um fazia sua parte de forma tranquila. Contudo, acho que no final nos separamos muito devido aos compromissos pessoais de cada um. Eu, especialmente, me senti separada do grupo, porque não fazia outras disciplinas com os meus colegas. Para mim, isso dificultou o entrosamento. Sinto que poderíamos ter trocado mais e nos organizado melhor em alguns momentos.

4- O que eu poderia ter feito de diferente?

Poderia ter feito mais pesquisas em casa acerca dos temas das aulas, ao invés de ficar absorvida apenas no tema do meu grupo. Senti que absorvi muito pouco no que concerne ao conteúdo da  disciplina em si e me sinto responsável por não ter procurado um aprofundamento por conta própria.

5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}

Auto avaliação - Samuel Caram

1- Neste semestre, aprendi algumas ferramentas para poder fazer pesquisas, como citações, bibliografia e formas de artigo. Aprendi também mais sobre o mundo do teatro dança, tema de pesquisa do meu blog. Outro aprendizado importante, que gostaria que tivesse mais espaço nas aulas, foi o de análise de um texto teatral, feito pela análise de Os Persas, Mauser e duas peças de Sarah Kane.

2- Minha maior dificuldade foi na pesquisa para o blog. Tive muitos problemas para conseguir completá-la, tanto por procrastinação quanto por dificuldades de concentração. Foi algo que consegui superar no fim, mas foi uma barreira que realmente me pesou neste semestre.

3- O meu grupo em específico teve problemas de comunicação. Quando se perguntava alguma coisa e se tentava resolver questões importantes como organização das postagens, principalmente da bibliografia, eramos ignorados pelo resto do grupo. No geral o trabalho foi bom, mas sinto que melhorou apenas quando os subtemas de pesquisa foram separados e cada um focou na sua pesquisa. Foi preciso um olhar muito forte em cima do grupo para que as coisas funcionassem da melhor
maneira.

4- Com toda a honestidade, apenas teria começado a realizar a minha pesquisa um pouco mais cedo. Acredito que não mudaria nada do meu semestre, estou satisfeito com meu desempenho.

5- Poéticas Teatrais tem um atrativo muito forte na ementa que é deixado de lado quando se entra pelo semestre. Levo com entusiasmo o que aprendi sobre as analises teatrais, mas fica uma vontade de ter analisado mais obras junto ao professor.

Autoavaliação - Milca Orrico

1-      O que aprendi neste semestre?

Esse semestre eu aprendi como deve ser a estrutura de um trabalho acadêmico, e quais conteúdos são relevantes ou não, aprendi a sintetizar meu conhecimento para que na hora de uma apresentação oral não fique massante para o público ouvir sobre o assunto, aprendi novas formas de pesquisa, e a como fazer uma boa entrevista.

2-      No que tive maiores dificuldades?

Tive dificuldades no momento de saber o que era relevante ou não na minha pesquisa, porém ao tirar dúvidas com o professor tudo foi esclarecido.

3-      Como foi o trabalho com os colegas de grupo?

O trabalho em grupo foi enriquecedor e desafiador, é muito interessante ver o olhar que cada pessoa pode ter sobre um mesmo tema.

4-      O que eu poderia ter feito de diferente?


Gostaria de ter percebido que o trabalho que faço na faculdade, além de ser para o meio acadêmico, é mais que isso, é algo para mim, para que eu possa expandir meus conhecimentos.

Autoavaliação Rodrigo Kélvin

1- O que aprendi neste semestre? 

Em questão de aprendizado, o que eu mais absorvi como algo pra levar para a vida foram todas as questões relacionadas à pesquisa, citações, entrevistas, bibliografias, etc para futuros trabalhos acadêmicos. As aulas relacionadas à dramaturgia também me chamaram a atenção, e aulas como às voltadas para os textos e técnicas teatrais de Samuel Becket.

2- No que tive maiores dificuldades?

Em me focar inteiramente em todas as aulas. 

3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo?

Foi uma ótima experiência pois é a partir dela que podemos conhecer um pouco melhor cada indivíduo e entender suas motivações e determinações dentro do curso.

4- O que eu poderia ter feito de diferente?

Prestado mais atenção nas aulas. 

5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}

AUTOAVALIAÇÃO - Samuel Mairon


1- O que aprendi neste semestre? 
     Obtive diversas informações sobre os assuntos dados pelos meus colegas nos seminários e pelo professor, além do que eu e meu grupo estudamos (teatro e música étnicos)

2- No que tive maiores dificuldades?
     Inicialmente tive dificuldades com a escolha da vertente trabalhada pois achava que o tema teatro e música étnicos n seria aprovado pelo professor ou pela turma. Durante o semestre minha maior dificuldade foi a literatura em inglês, muitos dos materiais para a produção do artigo estavam e inglês e demorei pelo menos os dobro do tempo que levo com textos em português

3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo?
    Ótimo, são colegas que com certeza espero levar durante e depois da graduação

4- O que eu poderia ter feito de diferente?
     Acho que nada

5- Gostei muito da disciplina como um todo e principalmente dos materiais levantados nos seminários, mas acho que poderíamos ter ainda mais aulas com o professor sobre as relações entre o teatro e a sociedade (história, cultura, economia, política, etc) e levantamento de assuntos raciais levando em conta que o departamento de cênicas é um dos que tem maior quantidade de alunos negros.

Autoavaliação - Ana July Cabral

1-O que aprendi neste semestre?
Aprendi e me aprofundei mais sobre o teatro Grego, principalmente com a peça “Os Persas”, expendi mais minha perspectiva no método de pesquisa e percebi que o teatro e muito mais diversos do que imaginava, entendi também a importância das rubricas no texto e de fazer um diário de bordo para ser acompanhado ao longo do semestre e principalmente entendi por onde devemos e como devemos começar uma pesquisa e no que podemos usar e como podemos aprofundar um tema que pode parecer muito simples .


2- No que tive maiores dificuldades?
Tive bastante dificuldades em como começar a fazer pesquisa e como seguir as regras da ABNT, pois não fazia trabalhos no meu ensino médio, então demorei até me familiarizar com essa nova proposta.

3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo?
Foi muito empolgante, pois cada integrante do grupo estava sempre disposta a ajudar o outro e sempre conseguíamos otimizar o nosso tempo. Apesar de algumas divergências de horários todos estavam sempre dispostos a se flexibilizarem para garantir que tudo pode-se dá certo.

4- O que eu poderia ter feito de diferente?
Poderia ter me focado mais nas aulas e ter sido mais participante durante os debates que ocorriam dentro de sala de aula.

5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}
Poderíamos ter estudados mais textos como estudamos “os persas” ou os das Sarah Kene, estudado e aprofundado um pouco mais sobre o teatro grego, mas é uma ótima matéria para nos introduzirmos aos demais semestre de artes cênicas.

Autoavaliação Lucas Mattoso


 1- O que aprendi neste semestre?
Técnicas de metodologia em pesquisa, entendi melhor como funciona a vida acadêmica e ampliei meu repertório cultural adquirindo diversas referências para pesquisar sobre. 

2- No que tive maiores dificuldades?
Em escrever em quantidade significativa

3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo?
Funcionou bem e todos se ajudaram, apesar de alguns viéses individualistas e reducionistas na proposta do trabalho.

4- O que eu poderia ter feito de diferente?
Poderia ter procrastinado menos e postado mais no blog, diversificando o meu campo de pesquisa e contribuído mais com o grupo.
 

5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}
Não sei se esta matéria focou muito em seu título de "poéticas teatrais", mas talvez tenha sido muito mais útil ao trazer uma introdução à vida acadêmica e ao estudo das artes cênicas logo no primeiro semestre.

Autoavaliação - Amanda Borges


1- O que aprendi neste semestre?


Nessa disciplina aprendi mais sobre o teatro grego e novas perspectivas para se analisar um texto teatral. Percebi que existem mais tópicos em teatro do que pensava e que minhas ideias de pesquisa são válidas. Aprendi que existe espaço pra todo mundo no teatro.

2- No que tive maiores dificuldades?

Creio que minha maior dificuldade na matéria foi a estrutura do trabalho escrito. Já escrevi artigos antes, inclusive um dentro da área do teatro, mas fiquei confusa sobre não ter um formato específico, regras, restrições, etc.
Além disso, manter o blog em atividade foi uma dificuldade. Com os prazos das outras matérias e todas as outras coisas do cotidiano, acabei por deixar de lado várias coisas que serviriam “somente” para o meu aprendizado, e não pra nota propriamente dita, e o conteúdo do blog foi uma delas. Penso que temos todos tendência a fazer isso, mas é um péssimo hábito que procuro deixar de ter.

3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo?

Ótimo! Nossa relação é boa e todas as decisões sobre o tema foram tranquilas. Tivemos uma confusão no dia que estava marcado para apresentarmos o trabalho inicialmente, a qual não passou de vários erros de comunicação e planejamento consecutivos, porém esse episódio foi o máximo de desentendimento que tivemos. Todos estavam sempre dispostos a ajudar um ao outro.

4- O que eu poderia ter feito de diferente?

Poderia ter organizado melhor meu tempo em relação ao trabalho final, em todas as etapas dele, principalmente em relação ao blog. Podia ter lido mais, o que se aplica também a todas as outras matérias, e, mais uma vez, gira em torno de tempo e planejamento.

5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}

Acredito que o que resume essa disciplina é diversidade e liberdade. Ler, em um dia, teatro grego e no outro, Sarah Kane parece sem lógica, mas condiz totalmente com o objetivo da matéria, a meu ver.
Poder escolher qualquer tema dentro de um grande tema geral me deixou confusa por vários dias. Eu que tanto busco liberdade não sabia exatamente o que fazer com ela, mas não reclamo, foi uma excelente experiência.


AUTOAVALIAÇÃO – Ana Cecília K. Borba

1- O que aprendi neste semestre?
Neste semestre aprendi mais afundo sobre o teatro grego, sobre a importância da rubrica, como o teatro pode ser feito com um texto de poucas palavras ou até nenhuma e apenas rubricas, os processos na montagem de um espetáculo, intertextualidade, como buscar mais referências dentro do seu objeto de pesquisa e como organiza-lo, conheci diferentes gêneros de texto e outros autores como Sarah Kane, dramaturga da qual me interessei bastante sobre seu trabalho. Além disso tudo pude aprender sobre várias vertentes do teatro (Teatro para primeira infância, teatro-dança, dança-teatro, teatro do oprimido) e com isso descobrir novas áreas de interesse.

2- No que tive maiores dificuldades?
Como grande parte da disciplina foi focado em pesquisa, uma coisa que eu tive dificuldade foi achar material dentro do meu tópico, que por ser algo novo, principalmente no Brasil, a maioria do conteúdo que achávamos era por meio das entrevistas que fizemos e, ao dividirmos o tema em subtemas, o material ficou ainda mais restrito e difícil de ser achado.  

3- Como foi o trabalho com os colegas do grupo?
Foi muito enriquecedor poder trabalho com o meu grupo, todos foram disponíveis para as ideias um dos outros e ajudavam da maneira possível dentro do projeto, compartilhávamos materiais interessantes achados sobre o tema e pudemos descobrir novos interesses dentro da área do teatro para primeira infância e estudar sobre várias áreas dentro do teatro como encenação, dramaturgia, o processo criativo do ator.

4- O que eu poderia ter feito diferente nessa matéria?
Procrastinado menos, eram muitos materiais que eu poderia ter uma exploração mais afundo (não só do que estávamos trabalhando em sala, mas também dos indicados) e se eu tivesse organizado melhor o meu tempo para os trabalhos de todas as disciplinas desse semestre e para projetos extras que eu estava/ estou participando, poderia ter me dedicado mais.

5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}

Gostei muitos dos textos escolhidos para termos uma leitura coletiva em sala, porém acho que faltou debatermos mais sobre eles, foi bom entendermos sobre as diferentes estruturas de texto, mas poderíamos ter explorado mais isso com a leitura de mais textos.

Autoavaliação – Mariana Rodrigues de Sá.


1- O que aprendi neste semestre? 

Bem, entrar em contato com o texto “Os Persas” me possibilitou aprender mais sobre o teatro grego, o que me ajudou a esclarecer alguns detalhes que eu não havia compreendido muito bem quando tive de estudar o gênero épico na minha graduação em Letras. Também aprendi que um texto teatral não possui uma formula para ser escrito, até porque a montagem é o mais importante, podendo variar de diretor para diretor, não sendo necessariamente, uma igual a outra. Nesse sentido, chamou muito a minha atenção o texto teatral da Sarah Kane. A construção do blog também foi um aprendizado importante, pois percebi que essa experiência pode ser aplicada em outros trabalhos. Neste caso, o blog pode ser utilizado como uma ferramenta de suporte para organizar os dados de qualquer pesquisa acadêmica, não só de graduação, mas também de pós-graduação. Com o trabalho do blog, também foi importante o conhecimento adquirido acerca do Teatro para Bebês, que certamente foi uma experiência marcante, porque de fato eu não fazia ideia do que se tratava. A oportunidade de poder falar sobre esse tema foi muito especial, porque pude conhecer sobre os seus processos criativos, conversar com artistas que se dedicam a ele, bem como ler trabalhos acadêmicos sobre o assunto.

2- No que tive maiores dificuldades?

A minha dificuldade foi desenvolver o meu tópico no trabalho sobre o Teatro para Bebês, que foi sobre “Dramaturgia voltada para o Teatro para Bebês”. Apesar de ter tido um tempo razoável para a pesquisa, a parte que senti maior dificuldade foi escrever sobre assunto, eu poderia ter explorado mais o tema, por exemplo ter abordado a dramaturgia para bebês produzida em outros países e ter feito comparações com o que é produzido no Brasil.

3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo?

Foi bem tranquilo. Acho que o começo foi um pouco mais difícil, pois não nos conhecíamos muito bem e estávamos um pouco perdidos sobre como dar o passo inicial para a pesquisa. Mas ao longo do processo, nos conhecemos melhor, conversamos, debatemos e conseguimos dividir as tarefas de maneira equilibrada. No final, o grupo estava unido e bem sintonizado, respeitando e ouvindo uns aos outros.

4- O que eu poderia ter feito de diferente?

Então, como respondido na pergunta número 2, eu senti dificuldades em escrever sobre o meu tema. Assim, o que gostaria de ter feito diferente seria a minha pesquisa, pois gostaria de ter me dedicado ao tema com mais afinco, para que fossem apresentadas produções de dramaturgia para bebês em outros países.

5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}


A disciplina é importante, principalmente porque o curso possui maior carga de disciplinas práticas, com pouco leitura de textos teóricos. Eu gostei bastante da bibliografia indicada no programa, creio que é importante para compreender o teatro. Então, pretendo ler a maior parte dos livros. Por outro lado, não sei se é uma influência que eu trago do curso de Letras, eu senti falta de ter lido mais textos teóricos, ter feito análises de peças e mais trabalhos escritos. 

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Auto avaliação. Naiara G Almeida

1- O que aprendi neste semestre? 

Gostei bastante de ter lido os persas, de entender o teatro grego um pouco melhor. Gostei de saber sobre como o coro funciona, a porta "da morte" etc. Estudar sobre a capoeira e focar na teatralidade intrínseca dela tbm foi bem importante.

2- No que tive maiores dificuldades?

Na escrita da pesquisa. Faz anos que não escrevo uma pesquisa, achei um pouco complicado montar esse texto, objeto das coisas que aprendi.

3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo?

Fiquei com um grupo maravilhoso é um tema que me move. De forma geral acho que nos ajudamos bastante e que pudemos contar uns com os outros.

4- O que eu poderia ter feito de diferente?

Se eu tivesse escolhido meu tema antes, se tivesse deixado o Haka para o Samuel mais cedo no semestre, teria tido mais tempo para me focar em algo que não só acho interessante, mas que me move, que é a minha pesquisa. Gostaria de ter tido mais tempo.

5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}

Senti falta de discutir textos, de receber bibliografias e ter provocações para discussões em sala. Acho q a construção do trabalho em grupo foi bem legal mas realmente senti falta de trabalhar textos e ter discussões em sala, de ser provocada a falar e a ouvir os entendimentos dos (as) colegas.

domingo, 26 de novembro de 2017

AUTOAVALIAÇÃO - JOÃO CURY

1 – O que aprendi neste semestre?

          Aprendi mais sobre textos teatrais. Vimos muito como era o teatro grego, como ele começou, as suas poéticas e lemos a peça mais antiga do teatro grego que é ‘‘Os Persas’’ de Ésquilo. Estudei grandes nomes da antiguidade como Aristóteles, Eurípedes e Homero. Aprendi a diferença entre trágico e tragédia, sabendo que a tragédia tem momentos não trágicos e que a mesma se aproximou da comédia com Eurípedes.
          Analisamos ritmos em peças teatrais onde a palavra era a literatura, o som era a música e o movimento era a dança. O teatro grego tem várias artes integradas. A visão europeia era separar todas as artes e o teatro é a integração de todas as artes.
          Aprendi a analisar rubricas em textos teatrais e que uma peça pode conter apenas rubricas e não palavras, onde a palavra é introduzida para a plateia por meio do movimento, como vimos na peça ‘‘Ato Sem palavras 1’’ de Samuel Beckett onde não tem falas, seguimos o raciocínio da peça por meio de movimentos e sons.
          E o mais importante, aprendi mais a fundo como fazer pesquisas, como desenvolver um trabalho sendo o pesquisador. Como procurar fontes de pesquisas, fazer citações e passar o conteúdo de minha pesquisa para os demais como tive que fazer na apresentação final.

2 – No que tive maiores dificuldades?

          A minha maior dificuldade, de longe, foi em relação ao trabalho final. Primeiramente porque mesmo que o Hugo Rodas seja o diretor mais renomado de Brasília, não existem tantas informações sobre ele na internet, então a minha dificuldade de achar informações. Segundo, acho que não consegui relacionar tão bem com o meu subtema, muitas coisas que eu queria falar eu não consegui achar então tive que mudar meus planos, o que não acho que ficou tão bom assim, mas eu tentei o meu máximo. E por último, fiquei muito nervoso para apresentar na frente da turma, pois tenho uma crise de ansiedade enorme e não consegui falar da forma que eu queria, me lembro de sentir que estava suando por todas as partes do meu corpo enquanto falava.

3 – Como foi o trabalho com os colegas de grupo?

          A minha relação com os integrantes do grupo foi muito boa, porém sinto que poderia ter sido melhor. No início todos estávamos em sintonia com o trabalho, mas depois que o tempo foi passando eu senti que as coisas esfriaram um pouco. Quando cada pessoa foi para o seu subtema foi como se nós tivéssemos nos desunido. Entendo que cada pessoa tenha que pesquisar seu tema, mas fomos muitos desconexos ao meu ver, poderíamos ter dialogado mais para podermos ter um trabalho mais organizado. Sinto que faltou uma parceria e ajuda mútua entre todos, entretanto, conseguimos fazer o trabalho da melhor que foi possível e ninguém foi carregado nas costas.

4 – O que eu poderia ter feito de diferente?

          Com certeza poderia ter me dedicado um pouco mais ao trabalho e não ter deixado a maior parte para a última semana. Também poderia ter pesquisado mais a fundo os assuntos que o professor dava nas aulas para contribuir com a minha formação acadêmica e realmente fazer isso por mim sem esperar que nenhum professor me mande fazer isso o que, na minha opinião, é o verdadeiro intuito da universidade.

5 – {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}

          Gostei da disciplina, mas apenas gostaria de fazer algumas observações. Acho que o tempo foi um pouco mal utilizado devido a muitas aulas que dedicamos para fazer o trabalho final. Sei que era para dar orientações e outras coisas, mas poderíamos ter usado esse tempo de forma diferente. Sinto que metade do semestre foi dedicado ao trabalho final e gostaria de ter visto o trabalho de outros dramaturgos e de ter analisado mais textos teatrais. Senti também, que alguns assuntos de determinadas aulas foram um pouco desconexos com os demais.

          Quero dizer que foi uma ótima experiência, ainda mais se tratando de um primeiro semestre, e que me ajudou a ter uma noção de como o curso será daqui para a frente. A matéria me fez sentir que eu estou no curso certo, me fez sentir que é essa profissão que quero exercer pelo resto de minha vida.

sábado, 25 de novembro de 2017

AUTOAVALIAÇÃO

Postar até quarta feira, dia 29  respostas para as seguintes questões: {Antes de postar, faça um rascunho, pense, faça esboços. As perguntas são dirigidas a você que participou deste curso neste semestre. }

Ao postar, copie o título "Autoavaliação"e coloque seu nome.

1- O que aprendi neste semestre? 

2- No que tive maiores dificuldades?

3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo?

4- O que eu poderia ter feito de diferente?

5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Salomonicas


Musical
Apresentações
dia 4 de Dezembro
Departamento de Artes Cênicas
SALA BSS 51
19:30

21:00

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Citações em outras línguas

Temos vários tipos.
1- palavras, ou expressões em língua estrangeira, tudo isso é marcado por itálicos.
2- ao citar um texto em outra língua, siga as normas para citar textos em língua vernácula, ou seja se aplicam as mesmas línguas de citar um texto em português.
3- muitos colocam a tradução do texto em língua estrangeira em nota de rodapé, mas não é obrigatório. Se você colocar a tradução, indique que a tradução é sua. Se você traduzir muitos textos ou todos de seu trabalho, coloque uma nota informando que todos os textos foram traduzidos por você. 

Citações em inglês

Marcus, tomei a liberdade de postar minha dúvida no blog. Como faço pra citar um trecho em inglês (direta ou indiretamente) no meu texto? Posso fazer uma tradução livre? Devo colocar no original?

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Sobre os seminários dos grupos

1- Revejam as orientações postadas no blog.
2- Enfatizem o trabalho partilhado, comum, do grupo.
3- Organizem as apresentações de modo a que cada um demonstre saber o que está fazendo.
4- Tragam para as apresentações todo o material necessário.
5- Vamos ter disponível o equipamento de powerpoint e caixa de som.




Cada grupo vai ter até 40 minutos para fazer sua apresentação
Cada grupo vai trazer um pendrive com todo seu material de apresentação (powerpoint, sons, vídeos)
Cada grupo vai trazer o trabalho completo com todos os subtópicos dos integrantes do grupo.
Cada apresentação de grupo consiste em
a- apresentação do tema e dos integrantes do grupo
b- apresentação de cada subtópico de pesquisa em ordem predetermina dos integrantes do grupo
c- cada apresentação individual se vale do material de apresentação.(powerpoint, sons, vídeos)
d- cada apresentação pode ser valer de handouts e outros  materiais distribuídos para a platéia.
e- cada apresentação é para a turma e não para o professor.
f- cada apresentação é preparada levando em consideração a audiência. então não adianta ficar lendo parado lá na frente de todo mundo. Você vai expor e se expor, expondo aquilo que você pesquisou e organizou para ser mostrado.

As apresentações começam às 10:05
Testem o material antes de ir para a aula


capa do trabalho escrito


Na capa deve constar:


0- Cabeçalho
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS

Trabalho da Disciplina Poéticas Teatrais 1/2017



1- título do trabalho

2- nomes do integrantes dos grupo na ordem de sua apresentação

Análise dramatúrgica

O uso de procedimentos de análise tem sido muito efetivo nos estudos teatrais.
Inicialmente, temos a prática de análise de textos teatrais.
Em análise de textos teatrais temos alguns parâmetros já estudados durante a leitura das peças
1- divisão em partes ou macroestrutura. Como vimos, podemos decompor a totalidade do texto em unidades. Na maioria dos textos essas unidades estão marcadas, com o nome de atos, cenas, seções, jornadas, ou apenas números e letras.
2- agentes ou personagens. Em dramaturgia, geralmente temos uma lista das personagens e algumas de suas características logo no início do texto. Além disso, no texto temos indicações sobre a atuação, sobre o modo pelo qual o agente expressã emoções, movimentos, etc.
3- espaço ou contexto material da cena: Nas rubricas, temos informações sobre objetos de cena, e o lugar onde as ações ocorrem.
4- encenação. Cada peça tem sua encenação implícita ou explícita. No segundo caso, o dramaturgo indica muitas informações sobre como os acontecimentos performados podem ser expostos em cena, ao se referir à luz, a projeções, a mudanças de cenário, etc.

Esses tópicos são comuns em textos teatrais.


Agora, na análise de eventos teatrais concretos, há diferenças de abordagem e descrição.

No caso de vídeos de performance, uma ferramenta fundamental é a minutagem. O processo é ir anotando eventos a partir de um eixo de tempo. Há diversos eventos que podem ser observados, mas o importante é estabelecer tais eventos dentro de uma  ordem temporal. Por exemplo: você está estudando o vídeo de uma performance cultural X, como um bumba meu boi em tal região. Isso você filmou ou pegou filmado por alguém. Uma escolha inicial é decompor, é analisar, e separar as partes que compõem esta performance. Vamos dizer que ela possui uma primeira parte de saudação ao público, temos uma dança de roda com todos(público e agentes), depois um diálogo, depois uma canção solo, depois uma dança de roda, um monólogo final. Você identificou  seis partes. Agora, junto com as distinções de partes você minutou cada parte, cada seção, viu os tempos diferentes. A partir dos dados você vai identificar as grandezas: o que dura mais tem mais foco. Você consegue idenficar um ritmo, ou vários ritmos, ou um ritmo que é a combinação de vários ritmos.
Duas coisas são importantes:
a- as coisas que se repetem, as coisas que retornam
b- as coisas que são únicas.

A partir daí, você vai construíndo o seu discurso, o seu texto. A partir das observações, você gera dados, você encontra padrõe e então discute este padrões.





A partir da segunda metade do século XX alguns pesquisadores em Ciências Sociais começaram a ficar fascinados com as semelhanças entre eventos que aconteciam no teatro e outros fora do teatro. A metáfora shakespeariana "O mundo é um palco" era o mote indutor para essas associações. Entre os pesquisadores, destaca-se Erwin Goffman (1922-1982). Entre suas obras, traduzidas para o português, destacam-se



A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1989.
Ritual de Interação: ensaios sobre o comportamento face a face.  Petrópolis: Vozes, 2011.
Os quadros da experiência social: uma perspectiva de análise. Petrópolis, Editora Vozes, 2012.



Sobre o tema v.
http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/24134/13979

https://www.academia.edu/2157533/Performance_e_análise_de_molduras_-_A_contribuição_de_Erving_Goffman_para_o_teatro


terça-feira, 7 de novembro de 2017

Análise dos Blogs

BLOGS ACOMPANHAMENTO



BLOG
POSTAGENS
TIPOS DE POSTAGEM
DATA POSTAGEM
TEATRO E MÚSICA
5 (3,2)
1(1), 2(2), 3(1), 4 (1), 5(0)
Set – 3(03,18,20)
Out 2 (02,10)
Teatro Oprimido
3[1] (2,1)
1(1), 2(1) 3(1)
Set 2(04,19)
Out 1(1)
Teatro e Dança
5 (3,2)
1(1), 2(1) 3(1), 5)1.
Set (04,19,25)
Out (02,17)
Hugo Rodas
4 (3,1)
1(1), 2(1) 3(2)
Set (x,3,19)
Out (03)
Primeira Infância
3(2,1)
1(1), 2(1) 3(1)
Set (4,18)
Out (03)


Postagens mínimas
1-Apresentação
2-Bibliografia
3-Entrevista
4- Temas
5- Expansão de temas



[1] AInda , sem data textos sobre o oprimido e Boal.

Auto avaliação - Felipe Laya

1 - O que aprendi neste semestre? Aprendi várias coisas neste semetre, como, novas técnicas de pesquisa, como fazer um trabalho acadêmico, ...